Um grupo criminoso armado e encapuzado invadiu a unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Itabira, na madrugada desta segunda-feira (16/03), e resgatou dois detentos. A ação ocorreu na Estrada Córrego do Meio, no bairro Córrego do Meio.
De acordo com informações, pelo menos três indivíduos renderam um inspetor de 54 anos e um auxiliar de 42 anos no momento em que o portão da unidade era aberto. Sob ameaça de arma de fogo, os suspeitos obrigaram um recuperando de 51 anos a abrir as celas, permitindo a retirada dos detentos, de 27 e 31 anos, que fugiram junto com o grupo.
Durante a ação, os criminosos levaram um aparelho celular e um rádio comunicador pertencentes ao inspetor.

Na fuga, os autores utilizaram um veículo Ford EcoSport branco, que foi posteriormente localizado totalmente incendiado nas proximidades da Lagoa do CDI e da Unifei. Segundo a polícia, o carro estava com placa adulterada e havia sido roubado no mês anterior em outro município da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Imagens do sistema de monitoramento da unidade registraram parte da ação. Além disso, outros dois veículos foram identificados nas proximidades e são investigados como possível apoio ao crime.
A Polícia Militar realizou o isolamento das áreas, acionou a perícia técnica e intensificou o rastreamento para localizar os suspeitos e os detentos foragidos. O caso foi encaminhado à Polícia Civil, que dará continuidade às investigações. As informações ainda são preliminares e podem ser atualizadas conforme o avanço das apurações.



