Com o objetivo de ampliar o acesso e a difusão das obras drummondianas, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), disponibiliza no site www.fccda.com.br quatro jogos interativos, uma experiência lúdica para o público de crianças, jovens e adultos, amantes da literatura. O lançamento dos jogos ocorreu durante a 23ª Semana Drummondiana, promovida em Itabira entre os dias 24 e 31 de outubro.
O evento trouxe para a cidade uma série de atrações, atividades educativas e recreativas em homenagem ao nosso poeta maior. Já os jogos interativos foram desenvolvidos para interagir com a leitura e o aprendizado de maneira divertida. Entre as opções disponíveis, destacamos:- Caça-Palavras dos Títulos: uma atividade envolvente que apresenta os títulos das obras de Carlos Drummond de Andrade, reeditadas pela Editora Record. Essa ferramenta tem como intuito oferecer conhecimento literário de forma lúdica e acessível;- Caça-Palavras “História de Dois Amores”: focado na famosa obra infantil, este jogo desperta a curiosidade das crianças e as incentiva a explorar a leitura através dos nomes e seus significados;- Jogo da Memória: um divertido passeio fotográfico pelos pontos museológicos e pelas atividades promovidas pela Fundação.
Este jogo promete proporcionar momentos de aprendizado e diversão em família;- Onde Está Drummond?: inspirado no clássico “Onde Está Wally?”, este jogo desafia os participantes a encontrar o poeta entre versos e imagens, tornando a experiência ainda mais interativa e cativante.
O superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, comemora mais uma edição de sucesso da Semana Drummondiana. “É com grande satisfação que anuncio a disponibilidade dos kits educativos, lançados durante a semana e que estão disponíveis tanto em formato impresso quanto online em nosso site. Esses recursos oferecem uma oportunidade única para estudantes e interessados em mergulhar na vida e obra do nosso ilustre poeta”, disse Marcos Alcântara.
Além dos jogos interativos, também está disponível um aplicativo que mostra uma rota audioguiada que passa pelas 44 placas do Museu de Território Caminhos Drummondianos, que estão espalhadas pela cidade com poemas de Drummond.“Os caminhos drummondianos são um museu de território, a céu aberto, contém placas com textos históricos que fazem referência a personalidades, edificações e situações de Itabira. Os poemas remetem a alguma vivência de Drummond.
O aplicativo conta com fotos dos locais e pode ser acessado de qualquer lugar. A ferramenta foi elaborada para auxiliar o turismo local e cultural da cidade”, explica a museóloga da FCCDA, Gabriela Santos.