A Prefeitura de Itabira mantém uma força-tarefa mobilizada para atender às ocorrências provocadas pelo temporal que atingiu o município nesta quinta-feira (5). De acordo com a atualização da Defesa Civil, mais de 60 profissionais foram mobilizados em uma operação integrada envolvendo equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Cemig e diversas secretarias municipais.
O balanço registra 34 ocorrências de quedas de árvores, 25 atendimentos relacionados a destelhamentos de residências e cinco alagamentos, sendo três em imóveis e dois em vias públicas. Até o momento, não há registro de deslizamentos de terra. Os bairros João XXIII, Machado e Centro estão entre as regiões mais afetadas.
Durante os trabalhos, 11 vias precisaram ser interditadas para garantir a segurança da população e permitir a atuação das equipes. Desse total, apenas três permanecem interditadas. Outras ocorrências continuam em atendimento.
De acordo com a previsão da Defesa Civil Estadual, os ventos que atingiram Itabira chegaram a velocidades entre 50 km/h e 80 km/h. O pluviômetro registrou 51 milímetros de chuva.
O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) acompanha os trabalhos diretamente de Brasília, mantendo contato com as equipes e os responsáveis pela operação. A mobilização envolve diferentes setores da administração municipal, com prioridade para o atendimento às famílias atingidas, a avaliação de situações de risco e a recuperação das áreas afetadas.
A Prefeitura mantém o monitoramento das regiões atingidas e reforça que os trabalhos continuarão até que todas as ocorrências sejam avaliadas e recebam o atendimento necessário.
A população deve evitar áreas isoladas, respeitar as interdições e acionar a Defesa Civil diante de qualquer situação de risco.
EM CASO DE EMERGÊNCIA, LIGUE:
- Defesa Civil: (31) 98294-6273
- Corpo de Bombeiros: 193
- Polícia Militar: 190
- SAMU: 192


