A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um caminhão com registro de furto e prendeu um homem de 26 anos durante uma fiscalização de combate à criminalidade na BR-381, em Nova Era (MG), na noite de terça-feira (21). A abordagem ocorreu por volta das 23h50, no km 320 da rodovia, após a equipe receber, por meio de análise de risco, informações sobre um caminhão com movimentação considerada suspeita.
Segundo a PRF, ao perceber a presença dos policiais, o motorista quebrou a tela do próprio telefone celular antes da abordagem. Durante a fiscalização, os agentes realizaram a identificação veicular e constataram que os elementos originais correspondiam a um VW/9.160 com registro ativo de furto, ocorrido em Belo Horizonte.
Os policiais também verificaram que o caminhão circulava com placas incompatíveis com sua identificação original, caracterizando o crime de adulteração dos sinais identificadores do veículo.
Durante a vistoria no compartimento de carga, a equipe encontrou um pé de cabra e um alicate corta-vergalhão, ferramentas frequentemente utilizadas em arrombamentos de veículos de carga.
Ainda conforme a PRF, consultas aos sistemas policiais revelaram que o motorista, natural de Belo Horizonte, já havia sido preso anteriormente por envolvimento em ocorrência semelhante.
Diante dos fatos, o suspeito foi preso em flagrante pelos crimes de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Um aparelho celular da marca Samsung, com a tela quebrada, também foi apreendido. O caminhão foi removido para um pátio credenciado e permanecerá à disposição da autoridade policial. Já o motorista foi encaminhado ileso à Delegacia da Polícia Civil em João Monlevade, onde foram adotadas as medidas cabíveis.



