Um incêndio de grandes proporções destruiu 27 ônibus na manhã deste domingo (7) em uma garagem da Viação Anchieta, localizada na Praça Edgar da Mata Machado, no bairro Dom Cabral, na Região Noroeste de Belo Horizonte. Apesar da gravidade da ocorrência, ninguém ficou ferido.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais mobilizou diversas equipes para combater as chamas. Ao todo, 23 militares e várias viaturas atuaram na ocorrência, que gerou uma intensa coluna de fumaça preta visível de diferentes regiões da capital mineira.

Segundo informações dos bombeiros, três funcionários estavam no local quando o incêndio começou: um segurança, um mecânico e um eletricista. Testemunhas relataram que o fogo teria se iniciado em uma área de vegetação próxima e, em seguida, se espalhado para a garagem da empresa.
As chamas consumiram parte significativa da frota estacionada no pátio, destruindo 27 veículos utilizados no transporte coletivo de Belo Horizonte. A Viação Anchieta opera importantes linhas do sistema municipal, incluindo as linhas 2104, 3250, 4103, 4110, 4111, 5203, 9410, 9412 e 9414.
A Polícia Civil foi acionada para realizar a perícia técnica e investigar as causas do incêndio.
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) informou que outras concessionárias já foram mobilizadas para reforçar a operação e minimizar os impactos aos usuários do transporte público.

A Prefeitura de Belo Horizonte também informou que equipes da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob), juntamente com o consórcio operador e o SetraBH, avaliam os reflexos da ocorrência no sistema de transporte. Segundo o município, cabe ao consórcio garantir a manutenção dos horários e da oferta de viagens, utilizando frota reserva e remanejando veículos entre empresas, caso necessário.
Até o momento, não há informações sobre a extensão dos prejuízos causados pelo incêndio. As investigações seguem em andamento.
O que diz a Prefeitura de Belo Horizonte
Nota na íntegra
“A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informa que acompanha a ocorrência do incêndio que atingiu a garagem da Viação Anchieta, integrante do Consórcio Dom Pedro II. Equipes da BHTrans prestam apoio operacional ao Corpo de Bombeiros Militar e à Polícia Militar, que atuam no local.
Para isolar a área e garantir a segurança da população, foram realizados bloqueios nos seguintes pontos:
– Avenida Itaú, entre a Rua Padre Júlio Lombardi e a Rua Madre Mazzarello;
– Rua João Pedro Julião, entre a Rua Padre Júlio Lombardi e a Avenida Itaú;
– Rua Ivan Moraes de Andrade, esquina com a Rua Padre Júlio Lombardi;
– Rotatória das avenidas 31 de Março e Itaú.As equipes da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob), em conjunto com o consórcio e o SetraBH, avaliam os possíveis impactos na operação do transporte coletivo.
É importante lembrar que o sistema de transporte coletivo de Belo Horizonte opera em modelo consorciado. Assim, compete ao consórcio operador, representado pelo SetraBH, garantir o cumprimento do quadro de horários e a regularidade da operação. O consórcio deve utilizar a frota reserva e promover o remanejamento de veículos entre as empresas sempre que necessário, para assegurar o atendimento aos usuários.”
O que diz o SetraBH
Nota na íntegra
“O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) manifesta sua solidariedade à empresa associada atingida pelo grave incêndio ocorrido na madrugada desta data, bem como a todos os seus colaboradores e profissionais que atuaram no enfrentamento da ocorrência.
As outras empresas integrantes do sistema de transporte coletivo de Belo Horizonte já mobilizaram suas estruturas operacionais e frotas para garantir a continuidade do atendimento à população. As ações emergenciais adotadas têm como objetivo assegurar que eventuais indisponibilidades decorrentes do incidente sejam prontamente absorvidas pelo sistema, minimizando impactos aos usuários.
O SetraBH reforça que está empenhado em manter a regularidade da prestação do serviço e garantir que a população não seja prejudicada.
Novas informações serão divulgadas oportunamente, à medida que avançarem as apurações e a avaliação dos danos causados pelo incidente.”


