O papa Leão XIV se encontrou nesta segunda-feira (20/10) com sobreviventes de abuso sexual cometido pelo clero da Igreja Católica. O encontro ocorreu em Roma, na Itália, próximo ao Vaticano.
Esta foi a primeira vez que o novo pontífice se reuniu com pessoas ligadas a casos de abuso dentro da Igreja, um tema sobre o qual ele evita falar. Leão XIV realizou uma reunião com o Ending Clergy Abuse, uma coalizão internacional de sobreviventes de abuso sexual.
O grupo disse que o encontro durou cerca de uma hora e foi “um momento significativo de diálogo”. Ao todo, seis sobreviventes da coalizão participaram do evento com o papa.
O encontro ocorre dias depois de a comissão de proteção à criança do Vaticano ter acusado altos líderes da Igreja de serem lentos demais para ajudar as vítimas.
Em um relatório incomumente crítico, a comissão responsabilizou bispos de alto escalão por não fornecerem informações às vítimas sobre como seus relatos de abuso estavam sendo tratados ou se bispos negligentes haviam sido punidos. A comissão foi estabelecida pelo papa Francisco, que morreu em abril.