O empresário Elon Musk comentou, neste domingo, os atos de vandalismo que ocorreram nas sedes dos Três Poderes, em Brasília. O dono do Twitter afirmou na rede social esperar que “o povo brasileiro seja capaz de resolver seus assuntos pacificamente”.
Na manhã deste domingo (08/01), mais de 100 ônibus lotados, trazendo cerca de 4 mil manifestantes, chegaram a Brasília. Os ocupantes se dirigiram à praça dos Três Poderes e por representarem um número expressivo, se encorajaram e furaram a barreira policial, onde conseguiram subir a rampa do Congresso Nacional e adentrar às dependências internas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.
Em seguida, de maneira ligeira e quase simultânea, tomaram também as dependências do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal.
Revoltados, quebraram vidraças, provocaram pequenos focos de incêndio, destruíram obras de arte e depredaram as repartições públicas onde os Três Poderes da República estão instalados.
Até o momento, cerca de 300 pessoas envolvidas nos atos foram presas. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi afastado por determinação do ministro Alexandre de Moraes, e o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, exonerado.