Cerca de 522 mil contribuintes recebem nesta segunda-feira, 31 de agosto, o quarto e último lote regular de restituição do Imposto de Renda 2026. Ao todo, a Receita Federal liberará R$ 1,24 bilhão para 521.935 pessoas. O pagamento também inclui restituições residuais referentes a anos anteriores.
A consulta para saber se o contribuinte está incluído neste lote está disponível desde o dia 24 de agosto, por meio dos canais oficiais da Receita Federal. Para verificar a situação, o cidadão deve acessar a área “Meu Imposto de Renda” e selecionar a opção “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal para smartphones e tablets.
Do valor total liberado neste lote, R$ 704,12 milhões serão destinados a contribuintes que possuem prioridade legal no recebimento da restituição.
Entre os beneficiados estão 338.912 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram, simultaneamente, pelo recebimento da restituição por Pix com chave CPF. Também recebem neste lote 86.873 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos, 26.769 pessoas cuja principal fonte de renda é o magistério, 16.850 contribuintes com mais de 80 anos e 9.029 pessoas com deficiência física ou mental ou portadoras de doença grave. Outros 43.502 contribuintes não prioritários também foram incluídos.
Neste ano, a Receita Federal reduziu de cinco para quatro o número de lotes regulares de restituição do Imposto de Renda. Os pagamentos foram realizados nos meses de maio, junho, julho e agosto.
Segundo o Fisco, os dois primeiros lotes de 2026 concentraram cerca de 80% das restituições previstas para este ano, tanto em valores quanto no número de contribuintes beneficiados. A redução no número de lotes foi possível devido à maior agilidade no processamento das declarações e ao avanço das ferramentas de modernização e automação utilizadas pela Receita Federal.
O pagamento será realizado na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada pelo contribuinte no momento da entrega da declaração.
Quem não estiver incluído no lote deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, o e-CAC, para consultar o extrato da declaração e verificar se há alguma pendência. Caso seja identificada alguma irregularidade, o contribuinte poderá enviar uma declaração retificadora e aguardar a inclusão em futuros lotes residuais.
Se a restituição não for depositada na conta informada, como nos casos de conta bancária desativada, o valor ficará disponível para resgate durante o período de até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá solicitar o crédito em outra conta bancária de sua titularidade.
Após o prazo de um ano, caso o valor não seja resgatado, será necessário solicitar a restituição pelo Portal e-CAC, na área destinada às restituições não resgatadas na rede bancária.



