O partido Unidade Popular (UP) oficializou neste domingo (26) a candidatura de Samara Martins à Presidência da República durante a convenção nacional da legenda, realizada na Universidade Zumbi dos Palmares, no bairro Bom Retiro, em São Paulo. A chapa terá Raquel Bricio como candidata a vice-presidente.
Samara Martins é dentista do Sistema Único de Saúde (SUS), dirigente do movimento negro e de mulheres, além de integrante do Movimento de Mulheres Olga Benario, organização que atua em pautas ligadas ao direito à moradia e à defesa de mulheres negras e de comunidades vulneráveis.
A candidata já participou de uma disputa presidencial anteriormente. Em 2022, Samara concorreu ao cargo de vice-presidente da República pela UP, na chapa encabeçada por Leonardo Péricles.
A vice da chapa, Raquel Bricio, é guarda portuária, sindicalista e também uma das fundadoras do Movimento de Mulheres Olga Benario.
Entre as principais propostas defendidas pela candidatura estão a reestatização de empresas privatizadas, a nacionalização de riquezas consideradas estratégicas, o aumento de investimentos em áreas sociais, além da realização de uma auditoria da dívida pública e a suspensão de seus pagamentos.
Com a oficialização da chapa, a Unidade Popular se junta ao grupo de partidos que já iniciaram a definição de seus candidatos para a disputa pela Presidência da República em 2026.



