Plano de Segurança da Água: servidores do Saae e Defesa Civil participam de capacitação - Itabira Online
sábado, junho 15

Plano de Segurança da Água: servidores do Saae e Defesa Civil participam de capacitação

Pinterest LinkedIn Tumblr +

O treinamento é parte fundamental das atividades previstas no Plano de Contingências e Emergências, que integra o Plano de Segurança da Água (PSA), documento interno que está sendo elaborado pelo SAAE.

Na última sexta-feira (07/06), os servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da Defesa Civil municipal participaram de um treinamento sobre barragens no município, ministrado pela equipe da Vale, e realizaram uma importante visita ao Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) da mineradora e à barragem Itabiruçu. 

O treinamento é parte fundamental das atividades previstas no Plano de Contingências e Emergências, que integra o Plano de Segurança da Água (PSA), documento interno que está sendo elaborado pelo SAAE. 

Na parte da manhã foi dada ênfase sobre os aspectos gerais das barragens existentes no município, sobre Planos de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBMs) e como cada mancha de inundação pode afetar as estruturas coletivas de abastecimento de água pertencentes ao SAAE, assim como as medidas emergenciais que podem ser adotadas em situações excepcionais. 

A visita ao CMG permitiu aos servidores conhecer de perto as tecnologias avançadas de monitoramento e gestão de riscos geotécnicos. Na barragem Itabiruçu, a única estrutura que atualmente recebe rejeito hidráulico, a equipe teve a oportunidade de observar as operações de segurança e as medidas preventivas em vigor.

Este intercâmbio de conhecimentos e práticas é essencial para aprimorarmos continuamente nossos processos e capacitar nossos funcionários, além de viabilizar alinhamento com membros externos (Defesa Civil e Vale), no intuito de garantir a segurança hídrica da população de Itabira. 

“Seguimos comprometidos em implementar e manter os padrões de segurança e eficiência em nossos serviços. Juntos, construímos um futuro mais seguro e sustentável para todos”, afirmou o supervisor de Serviços e Tratamento de Água, Gabriel Henrique Almeida.

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio