Itabira: “Dona Tita” matriarca quilombola é homenageada pela Polícia Civil - Itabira Online
sábado, junho 15

Itabira: “Dona Tita” matriarca quilombola é homenageada pela Polícia Civil

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Em comemoração ao centenário da matriarca do Quilombo do Morro Santo Antônio em Itabira, a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, através da 3ª Delegacia Regional, homenageou Maria Gregório Ventura (Dona Tita) conferindo-lhe certificado de reconhecimento e agradecimento por sua história de luta, resistência e resiliência, além de parabenizá-la pelos 100 anos de vida.

No dia 10 de junho de 2024, Policiais Civis e servidores administrativos da Unidade Regional de Itabira foram até a comunidade quilombola e levaram o certificado para Dona Tita, flores que ela tanto gosta e um café para confraternizar com a matriarca. Fizeram-se presentes no evento representantes da comunidade, dentre eles dona Rosinha, mulher de expressiva representatividade na defesa dos direitos do povo quilombola no Município e no Estado de Minas Gerais.

De acordo com o Delegado Regional de Itabira, Diogo Luna Moureira, “a representatividade da matriarca quilombola Dona Tita evidencia a força de um povo e sua capacidade em exercer, com sabedoria, a resiliência. Os ensinamentos compartilhados, as histórias contadas e a arte inspirada são expressões de um saber quilombola que todos devemos experienciar, sobretudo para aprendermos a ressignificar a simplicidade da vida. Dona Tita é a expressão viva de toda essa potência.”

2024 é reconhecido em Itabira como o “ano municipal do centenário da matriarca quilombola Tita”, nos termos da Lei Municipal n. 5.471, de 06 de novembro de 2023.  

Share.

Comments are closed.

  • E-mail: itabiraonlinemg@gmail.com
    Redação Itabira-Online: (31) 98794-2394
© 2020 Itabiraonline - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Marcos Tulio