Em janeiro, o Memorial Vale traz uma série de atividades acessíveis, voltadas para o público que está curtindo as férias escolares, e que serão acompanhadas por intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Até o fim do mês, o projeto Férias Divertidas no Memorial vai oferecer sete atrações que incluem shows, oficina, jogos, espetáculos, brincadeiras, e muito mais.
O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita. Saiba mais em https://memorialvale.com.br/pt/ .
Todas as sextas-feiras do período de 17 de janeiro a 02 de fevereiro, às 10h30, a atividade Caçadores da Memória terá intérprete de Libras. Nesta ação, a equipe do Memorial Vale vai contar com a ajuda do público infantil para encontrar memórias perdidas. Juntos, crianças e educadores vão explorar os vestígios da memória deixados pelo museu, usando ferramentas especiais para desvendar esse mistério. A atividade é voltada para crianças de 5 anos ou mais, adolescentes e seus acompanhantes. Os ingressos devem ser retirados 30 minutos antes de cada sessão.
Aos sábados, no período de 17 de janeiro a 4 de fevereiro, às 11h, as Visitas Brincantes também contarão com intérprete de libras. O público vai descobrir as histórias de Minas Gerais através de roteiros divertidos que resgatam diferentes aspectos da cultura mineira, percorrendo as exposições permanentes e temporárias. Podem participar crianças de 4 anos ou mais, adolescentes e seus acompanhantes. Os ingressos deverão ser retirados 30 minutos antes de cada sessão.
Uma aventura pelos caminhos das Gerais é o que propõem o jogo Tralalá onde os participantes poderão compartilhar seus conhecimentos sobre as memórias do Estado. A atividade é voltada para crianças a partir dos 6 anos e terá intérprete de Libras nas sessões das quintas-feiras nos dias 18 e 25 de janeiro, às 18h. Os ingressos deverão ser retirados 30 minutos antes de cada sessão.
O Grupo Maria Cutia chega com dois espetáculos na programação que terão intérprete de libras. No dia 21 de janeiro (domingo), às 11h, o grupo apresenta o Espetáculo Aquarela: um show cênico, onde notas e versos passeiam pelos coloridos das falas do tatibitate, de uma aula de dança, de alguns trava-línguas, de uma valsa de dois bonecos de pano, de uma tradicional família moderna, de medos, de expressões com animais vistas à pata da letra, de um carnaval sem instrumentos e aquarelados. No dia 03 de fevereiro, sábado, às 11h, o espetáculo Para Chicos, proporcionará uma viagem pelo cancioneiro de Chico Buarque com o olhar lúdico da palhaça Begônia (Mariana Arruda), que tenta ser bailarina, mas vira palhaça e entra no mundo do Circo Roliúde com sua banda animal. Em cena, clássicos das trilhas de Os Saltimbancos, Os Saltimbancos Trapalhões e outras canções. Os ingressos deverão ser retirados 30 minutos antes de cada sessão na recepção do Memorial Vale. Apenas um ingresso por pessoa.
No dia 27 de janeiro, sábado, às 10h30, o Grupo Girino vai realizar a Oficina Eco Bonecos com intérprete de Libras. A oficina tem como objetivo a experiência plástica de construir bonecos a partir da utilização de materiais reaproveitáveis. Os participantes terão a oportunidade de desenvolver projetos de criação de personagens e sua posterior confecção. A atividade é própria para crianças acima de cinco anos e as inscrições são gratuitas e limitadas pelo site do Memorial Vale.
O Bloco Todo Mundo Cabe no Mundo será a atração do dia 28 de janeiro, domingo, às 10h30, com intérprete de Libras. O grupo desfilou pelas ruas de Santa Efigênia pela primeira vez em 2016, mas essa ideia começou em 2012, a partir da iniciativa “Preconceito Zero – Todo Mundo Cabe no Mundo”, do artista plástico Marcelo Xavier e de um grupo interessado em tornar o mundo um lugar aberto e diverso.