Pesquisa da Semrush analisa que celebridades que se envolveram em polêmicas foram as que mais chamaram a atenção dos internautas no último ano
A Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, revela quais foram as celebridades, influenciadores digitais e artistas internacionais mais pesquisados pelos brasileiros na internet em 2023. De forma geral, a empresa constatou que, inevitavelmente, aqueles que se envolveram em polêmicas foram os que mais chamaram a atenção dos internautas. Para se ter uma ideia, os líderes de cada categoria somam quase 4 milhões de buscas por mês.
Em se tratando de celebridades, o jogador de futebol Neymar lidera o ranking. Com um ano movimentado, marcado pela saída do PSG, mudança para o Al-Hilal, lesão grave, anúncio de gravidez e diversas alegações de traições, o atleta contou com uma média de 2.78 milhões de buscas mensais. Rita Lee, que faleceu em maio, aparece em segundo lugar da lista (1M), seguida de Daniel Alves (802 mil), que foi detido por acusação de estupro na Espanha em janeiro.
“Apesar de ter ficado na quarta posição, o ator Kayky Brito foi quem mais cresceu nas pesquisas entre as celebridades, tendo um aumento de 2936.9% em relação ao último ano. Apenas em setembro, mês em que o artista sofreu um grave acidente no Rio de Janeiro, o seu nome foi buscado mais de 7.4 milhões de vezes nas plataformas de busca, sendo o famoso com o maior alcance mensal do ano”, revela Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil.
Confira abaixo a lista completa da categoria de celebridades:
- Neymar – 2.78 milhões
- Rita Lee – 1.03 milhões
- Daniel Alves – 802 mil
- Kayky Brito – 858 mil
- Ana Castela – 655 mil
- Larissa Manoela – 542 mil
- Anitta – 367 mil
- Bruna Griphao – 376 mil
- MC Cabelinho – 319 mil
- Gusttavo Lima – 244 mil
Influenciadores que mais despertaram a atenção:
Além das celebridades, a Semrush analisou o desempenho dos famosos da internet. Jade Picon, que estreou como atriz na novela Travessia e teve sua atuação bastante comentada na internet em 2023, apareceu na primeira posição da lista, com uma média de 176 mil buscas mensais. Em segundo lugar, ficou Chico Moedas (173 mil), após polêmicas envolvendo a ex, Luisa Sonza. Felipe Neto, que sempre tumultua as redes por falar sobre política, aparece em terceiro lugar da lista, com 163 mil pesquisas mensais.
“Analisando mês a mês, Chico Moedas foi quem teve o maior alcance do ano, com 1.5 milhão de pesquisas em setembro. O ex de Luisa Sonza foi quem mais cresceu nas pesquisas dos internautas: 3693.1% a mais do que no último ano”, conta Casagrande.
Confira o ranking completo:
- Jade Picon – 176 mil
- Chico Moedas – 173 mil
- Felipe Neto – 163 mil
- Whindersson Nunes – 153 mil
- Bruna Biancardi – 143 mil
- Virginia – 85 mil
- Viih Tube – 80.6 mil
- Boca Rosa – 74.1 mil
- Mari Maria – 59 mil
- Renato Cariani – 55.7 mil
Artistas internacionais que vieram ao Brasil em 2023
Além dos brasileiros, alguns cantores internacionais que passaram pelo país em 2023 também movimentaram as buscas na internet. Segundo a pesquisa da Semrush, Taylor Swift, que teve uma passagem polêmica por Rio de Janeiro e São Paulo, liderou o ranking, com uma média de 789 mil buscas mensais. Em seguida, Bruno Mars, com cerca de 311 mil pesquisas mensais, bombou na internet pelo seu carisma e conteúdo criado especialmente para os fãs nacionais.
“O caso da Taylor Swift, por exemplo, aponta como as apresentações de grandes artistas internacionais acabam repercutindo não apenas entre os fãs, mas se tornam eventos que geram discussões, tendências e impactos significativos na sociedade. O alcance desses artistas vai além da indústria musical, permeando o comportamento social e até mesmo questões mais amplas de relevância cultural”, explica Casagrande.
Veja a lista completa:
- Taylor Swift – 789 mil
- Bruno Mars – 311 mil
- Lana Del Rey – 310 mil
- Billie Eilish – 305 mil
- Coldplay – 194 mil
- The Weeknd – 181 mil
- RBD – 142 mil
- Drake – 100 mil
- Paul Mccartney – 100 mil
- Red Hot Chili Peppers – 91 mil
Sobre a Semrush
A Semrush é uma plataforma SaaS líder de gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas em todo o mundo executem campanhas de otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e pesquisa competitiva, obtendo resultados mensuráveis de marketing digital. A empresa oferece insights e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. Com mais de 95.000 clientes pagantes, a Semrush está sediada em Boston e tem escritórios na Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.