O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), pode ser reeleito em primeiro turno, já no próximo domingo (02/10), conforme reforça pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29/09). O levantamento mostra o candidato à reeleição com 57% dos votos válidos contra 34% de Alexandre Kalil (PSD). Neste caso, são desconsiderados os votos em branco e nulos, como ocorre no dia da eleição.
Em terceiro lugar está Carlos Viana (PL), com 5%, seguido por Marcus Pestana (PSDB), Cabo Tristão (PMB), Vanessa Portugal (PSTU) e Renata Regina (PCB), tem 1%. Indira Xavier (UP), Lourdes Francisco (PCO) não pontuaram nesta pesquisa.
A pesquisa Datafolha ouviu 1.500 eleitores em todo o estado. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob protocolo MG-09084/2022.
Datafolha: confira o percentual de cada candidato ao Governo de Minas (votos válidos)
- Romeu Zema (Novo): 57%
- Alexandre Kalil (PSD): 34%
- Carlos Viana (PL): 5%
- Vanessa Portugal (PSTU): 1%
- Marcus Pestana (PSDB): 1%
- Cabo Tristão (PMB): 1%
- Renata Regina (PCB): 1%
Rejeição
A pesquisa Datafolha também mediu a rejeição dos eleitores aos candidatos. O candidato com maior percentual de rejeição é o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), com 33%. Zema é rejeitado por 23% dos eleitores. Carlos Viana e Cabo Tristão têm rejeição de 20% dos eleitores