O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) informou nesta noite de segunda-feira (01/08), por meio da Assessoria de Comunicação, que não procede a informação divulgada em grupos de WhatsApp, de que em 29/07/2022 (última sexta-feira) um paciente deu entrada no Pronto-Socorro Municipal de Itabira (PSMI) com sintomas da varíola dos macacos (Monkeypox).
E que até a presente data, 01/08/2022, não há registro de casos positivos de pacientes atendidos ou internados com Monkeypox no HNSD e/ou PSMI.
Situação epidemiológica em Minas Gerais
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), informa que dados do estado atualizados em 01/08/2022, às 12 h, registram 63 (sessenta e três) casos de Monkeypox confirmados por exames laboratoriais pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Outros 107 casos foram descartados, 142 casos estão em investigação e 02 casos foram classificados como provável.
Um caso confirmado para Monkeypox que estava em acompanhamento hospitalar para monitoramento de outras condições clinicas graves evoluiu para óbito em 28/07. Trata-se de um paciente de 41 anos, do sexo masculino, residente em Belo Horizonte.
A SES/MG informa que, até o momento, os demais casos confirmados são todos do sexo masculino, com idades entre 21 e 55 anos, em boas condições clínicas. Em todas as situações, os contactantes estão sendo monitorados. Somente o município de Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária. Temos 3 casos suspeitos internados para cumprir isolamento. Demais dados quanto aos casos não serão divulgados para preservar a privacidade e individualidade dos pacientes, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP).