A federação PSOL-Rede realizou neste domingo (26) a convenção estadual que oficializou a candidatura de Áurea Carolina ao Senado Federal nas eleições de 2026 em Minas Gerais. O evento foi realizado em Belo Horizonte e reuniu dirigentes partidários, parlamentares, filiados e apoiadores das duas legendas.
Durante a convenção, a federação também definiu as chapas proporcionais para a disputa eleitoral, com 24 candidatos a deputado estadual e 20 candidatos a deputado federal. Entre os nomes confirmados estão as deputadas federais Duda Salabert (PSOL) e Célia Xakriabá (PSOL).
Na abertura do encontro, a presidente estadual do PSOL, vereadora Iza Lourença, destacou pautas defendidas pelo partido, como o combate à violência contra a mulher e ao feminicídio, além de críticas aos impactos da mineração em Minas Gerais. Ela também defendeu a preservação ambiental, a valorização dos povos tradicionais e da diversidade cultural.
A convenção contou ainda com apresentações de músicas indígenas e uma homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018.
Após ter a candidatura ao Senado confirmada, Áurea Carolina afirmou que pretende defender políticas públicas voltadas para a população negra, pessoas com deficiência, moradores das periferias e mulheres. A candidata também fez críticas à extrema direita durante seu discurso.
Sobre a disputa pelo Governo de Minas, a federação ainda não oficializou apoio. Após o evento, Áurea Carolina afirmou que o grupo pretende apoiar a candidatura de Patrus Ananias (PT), mas informou que a decisão final ainda será discutida em novas reuniões. A presidente estadual do PSOL também citou o nome de Patrus como uma possibilidade defendida pela federação.
O calendário eleitoral estabelece que as convenções partidárias podem ser realizadas até 5 de agosto. Após a escolha dos candidatos, os partidos devem registrar os nomes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 15 de agosto. A campanha eleitoral começa oficialmente no dia seguinte.



