Um homem de 43 anos foi detido pela Polícia Militar na tarde deste sábado (04), após se envolver em uma confusão, agredir duas pessoas e ameaçá-las com uma faca na rua João Camilo de Oliveira Torres, nas proximidades do Campo do Grêmio, no bairro Vila São Geraldo, em Itabira.
De acordo com a Polícia Militar, a ocorrência foi registrada por volta das 16h20, após denúncias de que o condutor de um VW Gol vermelho apresentava sinais de embriaguez e colocava em risco a segurança de pedestres e motoristas.
Ao chegarem ao local, os militares encontraram o veículo abandonado e atravessado na pista, impedindo o fluxo normal do trânsito. O motorista, no entanto, já não estava no interior do automóvel.
Segundo relatos de testemunhas e das vítimas, de 46 e 56 anos, o homem estacionou o carro de forma irregular e, quando algumas pessoas tentaram ajudá-lo a retirar o veículo da via, recusou a ajuda e passou a agredi-las com socos e chutes. As vítimas reagiram para se defender e conseguir conter as agressões até a intervenção de pessoas que estavam nas proximidades.
Ainda conforme a ocorrência, o suspeito retornou ao veículo, pegou uma faca e passou a ameaçar os presentes. Um conhecido do autor conseguiu retirar a arma branca de sua posse antes que a situação se agravasse.
Pouco tempo depois, o homem foi localizado pela Polícia Militar. Embora não estivesse mais dirigindo, apresentava sinais de alteração da capacidade psicomotora, como forte odor etílico, fala desconexa e comportamento agressivo. Aos policiais, ele admitiu ter ingerido cachaça em um bar próximo ao local.
Durante a consulta ao sistema, os militares constataram que o suspeito não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As infrações de trânsito cabíveis foram lavradas.
Como o homem não foi abordado enquanto conduzia o veículo, não foi possível submetê-lo aos procedimentos legais para comprovação do crime de embriaguez ao volante. Dessa forma, a suspeita de que ele dirigia sob influência de álcool foi registrada com base nos depoimentos das testemunhas e demais elementos colhidos durante a ocorrência.
As duas vítimas manifestaram interesse em representar criminalmente contra o autor. Segundo a Polícia Militar, em tese, foram constatadas as infrações penais de vias de fato, agressão e porte de arma branca.
Por se tratarem de crimes de menor potencial ofensivo, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O homem assinou compromisso de comparecer ao Juizado Especial Criminal quando for intimado e, em seguida, foi liberado, conforme prevê a Lei nº 9.099/95.


