A Copa do Mundo de 2026 começou com festa para uma das seleções anfitriãs. Jogando diante de mais de 80 mil torcedores no tradicional Estádio Azteca, na Cidade do México, o México venceu a África do Sul por 2 a 0, nesta quinta-feira (11), na partida de abertura do Grupo A.
Empurrada pela torcida, a seleção mexicana abriu o placar logo aos oito minutos do primeiro tempo. Após erro na saída de bola dos sul-africanos, o meia Érik Lira recuperou a posse e a bola sobrou para o atacante Juan Quiñones, que marcou o primeiro gol do Mundial. O segundo veio na etapa final, aos 21 minutos, quando Raúl Jiménez aproveitou cruzamento de Roberto Alvarado e cabeceou para o fundo das redes, garantindo a vitória dos donos da casa.
O duelo também entrou para a história da arbitragem brasileira. Pela primeira vez, um trio do Brasil comandou a abertura de uma Copa do Mundo. A partida foi apitada por Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Bruno Pires e Bruno Boschilia.
Outro marco importante foi registrado pelo Estádio Azteca, que se tornou o primeiro do mundo a receber partidas de três edições da Copa do Mundo, após também sediar jogos em 1970 e 1986.
A África do Sul ainda teve dois jogadores expulsos durante a partida: Sphephelo Sithole, no início do segundo tempo, e Themba Zwane, após revisão do VAR. O México também terminou o confronto com um atleta a menos, após a expulsão do zagueiro César Montes nos acréscimos.
Com o resultado, os mexicanos largam na liderança do Grupo A e agora se preparam para enfrentar a Coreia do Sul, no dia 18 de junho, em Atlanta, nos Estados Unidos. Já a África do Sul buscará a recuperação diante da República Tcheca, no mesmo dia, em Guadalajara.


