A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta sexta-feira (15) manter a suspensão da fabricação, distribuição e venda de produtos da marca Ypê com lotes terminados em número 1. A decisão foi tomada durante Reunião Extraordinária Pública da Diretoria Colegiada da agência.
A suspensão havia sido determinada no início do mês após a identificação de “descumprimentos relevantes em etapas críticas do processo produtivo”, incluindo falhas nos sistemas de garantia da qualidade, produção e controle de qualidade, segundo a Anvisa.
Com o recurso apresentado pela empresa, a decisão havia sido automaticamente suspensa temporariamente, conforme prevê o procedimento da agência. No entanto, após nova análise, parte da Resolução 1834 voltou a valer, proibindo novamente a fabricação, comercialização e uso dos produtos listados com lotes terminados em 1.
A Anvisa informou que ainda irá analisar o mérito do recurso apresentado pela empresa antes de uma decisão definitiva.
Apesar da manutenção da suspensão, a determinação de recolhimento dos produtos foi temporariamente suspensa. Segundo a agência, a medida ficará em avaliação após proposta apresentada pela fabricante.
Entre os principais problemas identificados está a possível presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa, resistente a antibióticos e capaz de causar infecções, especialmente em pessoas imunocomprometidas ou com doenças respiratórias crônicas.
A lista de produtos afetados inclui detergentes, lava-roupas líquidos e desinfetantes das linhas Ypê, Tixan Ypê e Atol. Entre eles estão Lava Louças Ypê, Lava Roupas Líquido Tixan Ypê, Desinfetante Bak Ypê e Desinfetante Pinho Ypê, desde que pertencentes a lotes com final 1.
A recomendação é que consumidores verifiquem a numeração dos lotes nas embalagens e evitem o uso dos produtos incluídos na resolução até nova orientação da Anvisa.



