A previsão do tempo para esta segunda-feira (13/04) indica predomínio de sol e poucas nuvens em grande parte da Região Sudeste do país, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia. A tendência é de estabilidade climática, com baixo volume de chuvas na maioria das áreas.
Apesar do cenário mais seco, há possibilidade de pancadas isoladas de chuva em regiões específicas, como no extremo nordeste e oeste de Minas Gerais — especialmente nas divisas com Bahia e Goiás — além do extremo oeste de São Paulo.
Entre as capitais, Belo Horizonte deve registrar temperaturas entre 15°C e 29°C, mesma máxima prevista para Rio de Janeiro. A umidade relativa do ar varia bastante ao longo do dia, podendo ficar entre 35% e 100%.
Segundo o INMET, acompanhar as previsões meteorológicas é fundamental para diversas atividades, como agricultura, turismo, transporte aéreo e marítimo, além de contribuir para a segurança da população em geral.
Os dados meteorológicos também são essenciais para estudos climáticos e planejamento estratégico, integrando o Brasil a redes internacionais de monitoramento do clima.



