As agências bancárias de todo o país estarão fechadas nesta sexta-feira, 03 de abril, em razão do feriado da Paixão de Cristo. A informação foi confirmada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Segundo a entidade, operações de compensação bancária, como TED e documentos de crédito, não serão processadas na data. Por outro lado, o sistema Pix seguirá funcionando normalmente, permitindo transferências e pagamentos em tempo real durante todo o feriado.
O atendimento presencial nas agências será retomado na segunda-feira, 6 de abril, com funcionamento em horário habitual. A Febraban esclarece que contas de consumo — como água, energia elétrica, telefone e boletos bancários com vencimento no dia 03 — poderão ser pagas no próximo dia útil sem cobrança de encargos.
Como o sábado não é considerado dia útil para operações financeiras, os prazos são automaticamente prorrogados para segunda-feira. No entanto, para tributos e impostos, a orientação é diferente: o pagamento deve ser antecipado para o último dia útil anterior ao feriado, a fim de evitar a incidência de juros e multas, já que esses encargos não seguem a regra de prorrogação aplicada às contas de consumo.



