A atuação de sistemas frontais deve provocar mudanças significativas nas condições do tempo no Sul e em parte do Sudeste do Brasil ao longo deste fim de semana, entre os dias 17 e 18 de janeiro de 2026. A previsão indica a ocorrência de chuvas intensas, tempestades severas e rajadas de vento, com possibilidade pontual de queda de granizo.
No sábado (17), as áreas mais afetadas devem se estender desde o norte do Rio Grande do Sul, passando pelo sul de Santa Catarina, até o sul do estado de São Paulo. Os volumes de chuva previstos superam os 70 mm em áreas do Paraná, enquanto em grande parte de Santa Catarina e de São Paulo os acumulados podem alcançar 50 mm em 24 horas.
Já no domingo (18/01), um segundo sistema frontal deve avançar sobre o Rio Grande do Sul, espalhando instabilidades por toda a Região Sul. No litoral gaúcho, os ventos podem ultrapassar 70 km/h, elevando o risco de transtornos associados a rajadas intensas, com queda de árvores e interrupção de fornecimento de energia elétrica.
Enquanto isso, no Sudeste, a persistência de um canal de umidade deve favorecer acumulados superiores a 50 mm no interior de São Paulo e no sul de Minas Gerais.
No início da próxima semana, o sistema frontal continua avançando em direção ao Paraná e áreas vizinhas, alcançando também o interior paulista e o sul do Mato Grosso do Sul. Nessas regiões, há previsão de novas tempestades severas, com possibilidade de ocorrência de tornados. O avanço do sistema também deve provocar ventos fortes ao longo do litoral de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além de intensificar o canal de umidade sobre o Sudeste, o que pode configurar o segundo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026.
Na segunda-feira (19), o estado do Rio de Janeiro e o litoral de São Paulo merecem atenção especial devido a previsão de acumulados de chuva que podem superar 70 mm, com registros pontuais acima de 100 mm (Figura 2).


