Iniciativa do Instituto Lukinha DDG promove inclusão e bem-estar no ambiente escolar por meio da música como ferramenta terapêutica
Em um cenário onde a inclusão e o bem-estar de alunos com necessidades especiais ainda enfrentam inúmeros desafios, o Instituto Lukinha DDG lança uma iniciativa inovadora: o Programa Musicoterapia nas Escolas. A proposta visa democratizar o acesso à musicoterapia em escolas públicas, promovendo o desenvolvimento integral de estudantes com demandas específicas por meio da música — não como aula, mas como terapia.
Diferente do ensino musical tradicional, a musicoterapia se propõe a ser um processo terapêutico que utiliza sons, ritmos e instrumentos como meios para estimular o desenvolvimento físico, psíquico, emocional, social e cognitivo. “É uma forma de conectar o aluno com o mundo ao seu redor, respeitando suas particularidades e potencializando suas capacidades. Explica Lukinha DDG.

A iniciativa contempla escolas públicas previamente cadastradas e selecionadas através de um processo de inscrição e avaliação realizado pelo Instituto Lukinha DDG. As instituições escolhidas passam por uma análise das necessidades específicas dos alunos e recebem um plano de atendimento personalizado. Uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais especializados, é enviada às escolas para iniciar os atendimentos.
Música como ferramenta de transformação
Para muitos desses alunos, o contato com a música representa uma oportunidade única de expressão e socialização. A proposta do programa é que os encontros sejam realizados em ambiente acolhedor e seguro, criando uma atmosfera propícia ao aprendizado e ao fortalecimento emocional.

Compromisso com a equidade
Por trás da proposta está o propósito maior do Instituto Lukinha DDG que é promover a inclusão social e a equidade no acesso à educação. A organização vem se destacando por desenvolver projetos de apoio a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, e agora dá mais um passo rumo à transformação social por meio da arte e da empatia.
“Queremos que toda criança, independente de suas limitações, tenha a chance de se desenvolver plenamente. A musicoterapia é um caminho possível, acessível e poderoso.
Com essa iniciativa, o Instituto Lukinha DDG mostra que a inclusão pode — e deve — ser feita com sensibilidade, compromisso e, por que não, melodia. Afinal, quando a música entra, o preconceito sai de cena, e novas possibilidades começam a nascer.



