Com o auditório lotado, a Prefeitura de Itabira realizou na noite desta quinta-feira (27), pela primeira vez no município, a cerimônia de entrega do Selo de Boas Práticas em Alfabetização. A iniciativa reconhece os trabalhos pedagógicos em destaque, desenvolvidos nas escolas dos anos iniciais da Rede \municipal de Ensino. A premiação valoriza ações das escolas e profissionais que impactam diretamente no processo de alfabetização e o letramento matemático dos estudantes.
O evento contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lage, da secretária municipal Edna Carvalho, do representante do legislativo Elias Lima, gestores, especialistas professores e demais profissionais da educação. A abertura foi marcada pela apresentação cultural do Duo Baiandeira em Dois, com Naná Villar e Leo Madeira.

Na abertura o prefeito Marco Antônio Lage reforçou a importância do compromisso coletivo para fortalecer a educação básica. “Quando reconhecemos boas práticas, incentivamos o que há de mais importante na educação, o trabalho feito com dedicação, criatividade e compromisso. As professoras, escolas e equipes pedagógicas premiadas hoje representam um conjunto de profissionais que acreditam no potencial transformador da escola pública”, pontuou.
Já a secretária de Educação, Edna Carvalho, destacou os avanços expressivos da Rede Municipal. “A alfabetização sempre foi uma causa que defendi. Em Itabira temos trabalhado de forma integrada para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas no tempo certo, até o 2º ano do ensino fundamental. Os resultados do SIMAVE (Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública) e o aumento do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), do governo federal, que passou de 57% para 68% entre 2023 e 2024, comprovam que estamos no caminho certo”, afirmou.

Ao longo da cerimônia foram apresentados projetos que se destacaram pela inovação pedagógica, pela melhoria dos resultados educacionais e pela capacidade de engajar os estudantes em práticas significativas de leitura, escrita e letramento matemático. Entre as iniciativas reconhecidas estão atividades que envolvem consciência fonológica, produção textual, interdisciplinaridade, resolução de problemas, desenvolvimento socioemocional, incentivo à leitura, educação midiática, empreendedorismo e aprendizagem prática.
A diretora da E.M. Filomena Jardim, Denize Lage, resumiu em poucas palavras como o trabalho em equipe pode fazer a diferença. “Agradeço profundamente a todas as professoras que fizeram parte dessa conquista. A dedicação dessas profissionais torna possível a construção de um trabalho sério e comprometido com a formação de nossos alunos. Que possamos seguir inovando, compartilhando e construindo um ambiente onde cada criança possa ter oportunidade de aprender, crescer, sonhar e feliz”, disse.

A divulgação do trabalho selecionado pela comissão avaliadora, foi o momento mais aguardado pelos participantes. A atividade ”Marketing Pessoal – Empreender para Aprender” foi a destacada. A equipe homenageada subiu ao palco e foi muito aplaudida.
A entrega da premiação faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada com metas e diretrizes para alfabetizar e recompor a alfabetização nos anos iniciais. Um programa do governo federal que Itabira aderiu desde 2023. O selo reconhece o avanço do município no desempenho escolar, com resultado direto do esforço conjunto entre professores, especialistas, gestores e toda a comunidade educativa.




