O objetivo é aprimorar as ações realizadas e adequá-las às necessidades atuais da rede municipal e ao planejamento educacional para os próximos anos.
A Secretaria Municipal de Educação de Itabira (SME) reafirma seu compromisso com o fortalecimento das políticas educacionais e anuncia que está construindo, em conjunto com o Conselho Municipal do Bem-Estar do Menor (Combem) e a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Itabira (APMII), um novo modelo de parceria para o atendimento em contra turno a partir de 2026.
O objetivo é aprimorar as ações realizadas e adequá-las às necessidades atuais da rede municipal e ao planejamento educacional para os próximos anos. Em reunião realizada no dia 13 de novembro, a secretária de Educação, Edna Carvalho, apresentou às entidades a proposta de reestruturação dos convênios, ressaltando a importância de atualizar os instrumentos vigentes — hoje responsáveis pelo atendimento de 73 estudantes no Combem e 173 jovens de 11 a 14 anos na APMII.
Os novos termos permitirão maior alinhamento às diretrizes pedagógicas da SME e ao cenário orçamentário do Município.As entidades solicitaram a prorrogação de prazo até janeiro para finalizar prestações de contas e pagamentos pendentes, evitando demissões imediatas. A demanda será cuidadosamente analisada pelo setor de Convênios, observando a legalidade e a viabilidade administrativa.
A SME também comunicou que realizará reuniões com as famílias para assegurar transparência e informar previamente sobre o encerramento dos atuais convênios.Embora as limitações orçamentárias impeçam a manutenção do modelo vigente no próximo ano, a SME destaca que o diálogo permanece aberto e que o processo de construção do novo plano de trabalho será colaborativo, buscando garantir qualidade e continuidade no atendimento aos estudantes. As atividades de tempo integral serão concluídas em 28 de novembro de 2025, com o início das férias escolares para os alunos da rede pública municipal, enquanto os professores efetivos seguirão em planejamento e formação para o ano letivo seguinte.
Os convênios atuais com as entidades serão encerrados em 31 de dezembro de 2025. Em janeiro, novas reuniões serão realizadas para definir estratégias e eventuais ajustes necessários à implantação do novo modelo em 2026.



