Sindicato Metabase e Aposvale garantem conquista após mobilização junto à Vale; operação começa em janeiro de 2026
A cidade de Itabira também será contemplada com o novo trem noturno da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), cuja operação está prevista para iniciar em janeiro de 2026, durante os meses de alta temporada.
Para viabilizar o embarque dos itabiranos, a baldeação, já realizada no horário diurno, será estendida ao período noturno na Estação Desembargador Drummond, em Nova Era, garantindo o acesso ao novo serviço ferroviário.
A inclusão do trecho foi confirmada por André Viana Madeira, presidente do Sindicato Metabase de Itabira e da Região, após intensa articulação junto à Vale e a Estrada de Ferro Vitória a Minas, concessionária da ferrovia, com participação também da Associação dos Aposentados e Pensionistas da Vale (Aposvale).
A conquista foi resultado da atuação sindical e também da sua participação como representante dos trabalhadores de todo o país no Conselho de Administração da Vale, com o apoio da Aposvale.
“Apresentamos essa reivindicação legítima dos moradores de Itabira, trabalhadores, aposentados e pensionistas da Vale, que agora poderão acessar com mais facilidade as praias capixabas durante as férias”, destacou.
Trecho entra em caráter experimental
Inicialmente, Itabira ficaria de fora da operação noturna por conta do baldeio necessário entre a cidade e Nova Era, onde está localizada a Estação Desembargador Drummond. Mas após gestão do Metabase e da Aposvale, a Vale autorizou a inclusão do trecho em caráter experimental, com atenção especial à demanda.
“A companhia vai observar o uso e a adesão dos passageiros. Se houver baixa procura, pode haver ajustes futuros”, explicou André Viana, que acredita que o novo horário noturno terá grande demanda dos itabiranos e moradores da região.
As passagens para o novo horário começam a ser vendidas em 15 de novembro. Entretanto, os horários das partidas, tanto de Belo Horizonte, como também de Itabira, ainda não foram divulgados, assim como também o horário noturno de regresso do trem de Cariacica para Belo Horizonte/Itabira.
Conquista é pela antecipação pela União da renovação da conceção ferroviária
A EFVM já realiza diariamente o trajeto entre Belo Horizonte (MG) e Cariacica (ES), com trens que percorrem 664 km e atendem 42 municípios. No mesmo horário em que um trem parte de BH rumo ao Espírito Santo, outro parte de Cariacica em sentido contrário. Essas operações diurnas também estão mantidas.
O novo horário noturno surge como resposta à crescente demanda nos meses de férias e feriados. A expectativa é que o número de passageiros salte de uma média de 70 mil para até 100 mil por mês.
A medida está prevista no contrato de antecipação da concessão da ferrovia – um acordo firmado entre a Vale e o governo federal que prorrogou, com antecedência, a concessão da EFVM por mais 30 anos a partir de 2027.
Em troca, a empresa se comprometeu a realizar investimentos e melhorias na malha ferroviária, incluindo a ampliação da oferta de transporte de passageiros.
Benefício garantido
Além da inclusão de Itabira no novo horário noturno da EFVM, os trabalhadores, aposentados e pensionistas da Vale seguem contemplados com um importante direito previsto no acordo coletivo de trabalho: o acesso a seis passes anuais para uso familiar.
O benefício permite que o titular e seus dependentes (cônjuge e filhos até a maioridade civil) utilizem gratuitamente o trem de passageiros nos diversos trechos operados pela ferrovia.
“É uma conquista trabalhista, e também de Itabira, que precisa ser valorizada e aproveitada”, destaca André Viana, que acredita no sucesso da nova operação noturna.
Segundo ele, o trem da EFVM já é querido pelos itabiranos, por representar não apenas um meio de transporte seguro e subsidiado, mas também uma rota afetiva que conecta os mineiros às praias capixabas.