Três homens, de 21, 26 e 26 anos, foram presos em flagrante na noite da última quinta-feira, 02 outubro, durante uma operação da Polícia Militar contra o tráfico de drogas no bairro Garcia II, em Barão de Cocais. A prisão aconteceu depois que a polícia recebeu várias denúncias anônimas sobre a venda de crack e cocaína em uma residência.
Os policiais vinham sendo informados, inclusive através do Disque Denúncia, sobre a intensa movimentação de usuários no endereço. O esquema funcionava principalmente de sexta a domingo, quando os compradores apareciam chamando no portão ou jogando pedras no telhado. Os traficantes atendiam pela grade ou deixavam as pessoas entrarem para buscar a droga.
As denúncias também indicavam que menores de idade eram usados como olheiros e que os suspeitos possuíam arma de fogo, chegando a efetuar disparos para o alto nos fins de semana. Parte das drogas ficaria escondida em um lote abandonado nas proximidades. Depois de monitorar o local e filmar as trocas suspeitas, a equipe policial montou a operação. Durante a ação, um dos homens, de 26 anos, foi flagrado logo após sair da residência. Com ele, os policiais encontraram uma pedra de crack. Questionado, ele admitiu ter comprado a droga por R$ 30,00.
Ao perceberem a presença policial, os outros dois suspeitos tentaram fugir. Um deles, de 26 anos, correu para dentro da casa e se trancou no quarto, mas foi localizado e detido. O terceiro, de 21 anos, tentou escapar pela janela e acabou preso com R$ 10.872,00 em espécie, um aparelho celular e maconha.
Durante as buscas na residência, a polícia apreendeu material típico do tráfico: uma folha com anotações do comércio de drogas, quatro telefones celulares, uma pedra de crack e uma câmera de monitoramento usada para vigiar a movimentação na rua. Um dos detidos resistiu à prisão, sendo necessário o uso proporcional da força pelos policiais para contê-lo. Os três homens foram acompanhados por uma advogada, receberam atendimento médico no hospital e, em seguida, foram encaminhados à delegacia.