A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou, na segunda-feira (29/09), a Operação Velocidade Máxima – Fase III, em Belo Horizonte e na Região Metropolitana. A ação, que iniciou na sexta-feira (12/09), teve como foco a fiscalização do excesso de velocidade e a segurança no transporte de cargas.
A operação aconteceu em trechos considerados críticos, definidos a partir de estudo do mapa de sinistralidade da PRF. PRFs de diversos estados do país e da Sede Nacional, em Brasília, participaram da ação em apoio às equipes mineiras.
As fiscalizações priorizaram o uso intensivo de radares portáteis para coibir o excesso de velocidade, além de verificações específicas em veículos de carga, com ênfase nos sistema de freios e iluminação, amarração da carga e cargas a granel, excesso de peso e dimensões, alterações de características e equipamentos obrigatórios, e cumprimento das normas de descanso do motorista.
A velocidade acima do permitido aumenta a gravidade das lesões em caso de sinistro, enquanto veículos de carga em condições irregulares — como freios defeituosos, carga mal amarrada ou excesso de peso — representam riscos significativos à segurança viária.
Durante o período da operação, 8.695 imagens foram capturadas de veículos transitando acima da velocidade permitida; 1.007 autuações foram realizadas por infrações diversas; os veículos que realizavam o transporte de produto perigoso receberam 148 autuações por irregularidades constatadas; 86 condutores fizeram o teste do etilômetro; 298 veículos de carga foram fiscalizados e 222 Certificados de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) foram recolhidos.