Prazo se encerra em 30 de setembro; competição mobiliza alunos do 8º e 9º anos em todo o Brasil com foco em energia e sustentabilidade
Entram na reta final as inscrições para a 4ª edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). Alunos dos 8º e 9º anos de escolas públicas e particulares de todo o País têm até o próximo dia 30 de setembro para garantir participação no maior torneio nacional de conhecimento voltado à energia e ao uso sustentável dos recursos.
A competição, totalmente gratuita, adota uma metodologia gamificada, com provas e desafios on-line que estimulam a criatividade, a inovação e a reflexão sobre sustentabilidade. Entre as premiações estão medalhas, notebooks para os primeiros colocados de cada estado e, neste ano, a conquista automática de vagas na 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências para os medalhistas.
Em Minas Gerais, a Cemig é uma das grandes incentivadoras da iniciativa e já mobilizou milhares de alunos em anos anteriores. Em 2024, o estado ficou em 6º lugar no ranking nacional de inscritos e foi o 3º com maior número de estudantes premiados. Para a companhia, a olimpíada é um espaço estratégico para estimular desde cedo a formação de cidadãos conscientes e protagonistas na construção de um futuro mais sustentável.
“Estamos nos últimos dias de inscrição e reforçamos o convite para que as escolas mobilizem seus alunos. A conservação dos recursos naturais e o uso eficiente da energia são reflexões essenciais para a sociedade, e queremos ver novamente Minas Gerais se destacando nessa importante competição”, afirma Leonardo Pereira, analista de Eficiência Energética da Cemig.
Participação e premiação
A inscrição dos alunos deve ser realizada por profissionais das escolas (clique aqui para acessar o site oficial da ONEE 2025). Por isso, é fundamental que as instituições de ensino também se engajem para promover essa competição saudável. Somente em casos em que a escola não tenha disponibilidade, os estudantes poderão preencher um formulário para manifestação de interesse.
Vale lembrar que as inscrições são gratuitas e que os alunos concorrem a medalhas de ouro, prata e bronze. Além disso, o aluno que ocupar o 1º lugar em cada estado será premiado com um notebook. Na edição de 2025, os medalhistas conquistarão, ainda, de forma automática, uma vaga na 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências.
Fases da ONEE 2025
A ONEE 2025 ocorrerá em três fases: na primeira delas, após ser inscrito, o estudante poderá realizar desafios gamificados em seu próprio celular, computador e outros dispositivos; já na segunda, ocorrem as provas objetivas com questões teóricas, também realizadas em meios digitais (ou impresso, para estudantes que necessitarem de provas acessíveis); e, na terceira fase, o estudante que ocupar a 1ª colocação em cada estado brasileiro realiza uma disputa adicional em Brasília, na sede da Aneel.
A 2ª fase, de provas objetivas, ocorrerá entre 6 e 10 de outubro. Já a etapa nacional, em Brasília, tem data previamente marcada para 5 de novembro. Os 27 estudantes classificados para a etapa de Brasília, quando também ocorrerá a cerimônia de premiação, terão os custos de viagem pagos pela Aneel. Já as demais medalhas são enviadas por meio de transportadoras nas semanas posteriores aos resultados.