O Atlético saiu da altitude de La Paz com um empate de 2 a 2 diante do Bolívar pela ida das quartas de final da Copa Sudamericana 2025. No duelo desta quarta-feira, 17 de setembro, o Galo chegou a abrir 2 a 0 (com Alexsander e Vitor Hugo), em gols marcados no fim do primeiro tempo.
Entretanto, o Bolíviar reagiu, diminuiu o placar no começo da etapa final e, mesmo tendo um jogador expulso no segundo tempo e desperdiçado um pênalti, chegou ao empate em nova cobrança de pênalti na reta final. A decisão, agora, será na Arena MRV, quarta-feira que vem, às 19h.
Se vencesse a partida, o Atlético atingiria o feito histórico de ser o primeiro brasileiro com vitórias diante do The Strongest e Bolívar em La Paz, em competições oficiais da Conmebol.
O jogo – Bolívar x Atlético
O Atlético encarou a altitude de La Paz e um time que ainda não havia perdido ou sofrido gols nos quatro jogos pela Copa Sudamericana, e que faz valer o mando de campo. Com um esquema tático mais retraído, formado por uma linha de três zagueiros e dois laterais, o Galo soube se defender.
Teve menos posse de bola, se safou de bons ataques do Bolívar e afastava o perigo com as defesas essenciais de Everson. No meio do primeiro tempo, houve um lance de grande azar que lesionou o tornozelo de Tomás Cuello, quando ele foi afastar uma bola perto da linha lateral, mas torceu o tornozelo com a força do próprio corpo. Ele foi substituído pelo lateral esquerdo Caio.
GOL DO GALO! Em um lindo contra-ataque com rápida transição, Rony fez a corrida na faixa central e esperou o momento exato para dar o passe entre a defesa do Bolívar para Gustavo Scarpa penetrar. O camisa 10 usou a visão de jogo privilegiada para tocar de lado e deixar Alexsander livre para balançar as redes! Bolívar 0x1 Atlético!
GOL DO GALO! Rapidamente, o Atlético ampliou o marcador, com Gustavo Scarpa cobrando falta na meia-direita, e achando Vitor Hugo se deslocando para ficar livre e mergulhar de peixinho, mandando de cabeça para o fundo do gol! Bolívar 0x2 Atlético!

No início do segundo tempo, o time da casa diminuiu o marcador com Ramon Matheus, que aproveitou cobrança de escanteio da esquerda e, livre atrás da zaga do Galo, cabeceou à queima-roupa sem chances para o goleiro Everson. Bolívar
Em uma saída de contra-ataque do Atlético, Caio foi atingido em um forte carrinho pelo zagueiro Gariglio. O árbitro foi chamado pelo VAR e expulsou o defensor com o cartão vermelho direto. Nesse momento, o Atlético fez mais alterações, com Igor Gomes e Hulk sendo acionados. Depois, foi a vez de Sampaoli mandar Reinier e Fausto Vera.
O Bolívar teve um pênalti marcado a seu favor, após a bola bater no braço de Lyanco. O atacante Cauterrucio, entretanto, falhou na cobrança, acertando o travessão. Entretanto, aos 41′ do segundo tempo, um novo pênalti a favor do adversário, em filme parecido: bola bateu no braço de Igor Gomes. Dessa vez, Dorny Romero converteu a cobrança e empatou o jogo.
Já nos acréscimos da partida, Igor Gomes ficou livre na ponta esquerda e cruzou na medida para a chegada de Hulk, mas o camisa 7 finalizou de pé direito e a bola foi por cima do travessão! Era o gol da vitória! Mas a partida terminou em 2 a 2 na capital boliviana.

Agenda do Galo
O Atlético viaja nesta quinta-feira para o Rio de Janeiro, iniciando o processo de preparação para o jogo diante do Botafogo neste sábado, às 18h30, no Nilton Santos. Compromisso pelo Campeonato Brasileiro. Depois, na outra quarta-feira, será a vez da partida decisiva contra o Bolívar, na Arena MRV, também às 19h.