Na noite do último sábado (13/09), por volta das 22h51min, uma operação policial foi desencadeada no bairro Pedreira, em Itabira, após denúncias de uma festa irregular em via pública, com aglomeração de pessoas, obstrução do tráfego e a presença de um indivíduo armado.
Durante a chegada das equipes ao local, um homem tentou fugir em uma motocicleta com uma mulher na garupa, acelerando em direção aos policiais e desrespeitando ordens de parada. Diante do risco iminente, foi necessário o uso de munição de impacto controlado (elastômero), resultando na queda do condutor e da passageira.

Na abordagem, foi localizado com o suspeito um revólver calibre .32, com quatro munições, sendo três percutidas e uma intacta. Ambos os ocupantes da motocicleta receberam atendimento médico no Pronto-Socorro Municipal, onde permaneceram sob cuidados. O homem apresentava lacerações no pé, enquanto a mulher sofreu contusão leve.
Durante o avanço das guarnições no local, populares passaram a arremessar pedras e garrafas contra os policiais, sendo necessário o uso de técnicas de controle de distúrbios, com uso de instrumentos de monor potencial ofensivo para restabelecimento da ordem pública. Posteriormente, um adolescente de 14 anos, foi atendido no Pronto-Socorro com ferimento leve no braço direito, supostamente causado por munição de elastômero. Após atendimento foi liberado.

O autor de 24 anos foi preso em flagrante pelos crimes de tentativa de homicídio, contra agentes de segurança pública, porte ilegal de arma de fogo e lesão corporal, sendo-lhe garantidos todos os direitos constitucionais. A motocicleta utilizada na fuga foi apreendida e encaminhada ao pátio credenciado.
A perícia técnica esteve no local e realizou os levantamentos de praxe. A ocorrência segue sob investigação pelas autoridades competentes.