A Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) informa que, nesta segunda-feira (08/09), encerrou o último contrato vigente com a empresa terceirizada Evolução, responsável por parte dos serviços de coleta de lixo na cidade. Este último contrato vigente entre as partes tinha o vencimento previsto para 16/01/2026.
A presidência da Itaurb informa ainda que cumpriu todas as determinações financeiras previstas em contrato com a empresa terceirizada. Isso significa que não há nenhum repasse em atraso por parte da Itaurb.
A decisão pelo rompimento do contrato de forma unilateral foi tomada após a constatação de diversas irregularidades no cumprimento do contrato, que já havia gerado uma advertência formal e quatro notificações, incluindo uma multa no valor de R$265.153,52. Entre as falhas apontadas estão:
- Falta de higienização e manutenção adequada dos equipamentos;
- Prestação parcial e insatisfatória dos serviços, conforme denúncias recebidas da população e apuradas;
- Higienização inadequada dos caminhões, pneus em condições precárias e vazamento de chorume;
- Ausência recorrente de caminhões e coletores nas rotas estabelecidas.
Diante desses problemas, que impactaram negativamente a qualidade da limpeza pública em Itabira, a Prefeitura, por meio da Itaurb, decidiu não renovar o contrato com a empresa Evolução. A prioridade é garantir um serviço de excelência à população, assegurando a continuidade e eficiência da coleta de resíduos em toda a cidade.
Paralelamente, está em andamento um processo de contratação emergencial para evitar qualquer interrupção nos serviços essenciais de limpeza pública.


