A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu mandados de busca e apreensão em João Monlevade na quinta-feira (10/0) como parte da Operação “Anônimos”, que investiga comentários com apologia ao crime publicados em perfis de jornalistas locais. A ação também ocorreu em outras seis cidades mineiras.
Segundo a PCMG, pelo menos 19 pessoas são suspeitas de usar perfis falsos para espalhar mensagens exaltando crimes e criminosos, especialmente durante o período de intensos conflitos entre facções no estado, em 2024. Mais de 30 comentários com conteúdo criminoso foram mapeados pela equipe de inteligência da Polícia.

Além de João Monlevade, foram realizadas diligências em Ataléia, Belo Horizonte, Franciscópolis, Frei Inocêncio, Governador Valadares e Teófilo Otoni. As publicações investigadas foram feitas em perfis de jornalistas e veículos de imprensa da região, em uma tentativa de intimidar e espalhar medo.
Os investigados podem responder por apologia ao crime e envolvimento com organização criminosa, de acordo com o Código Penal. A Polícia Civil reforça que o trabalho continua para identificar outros envolvidos.