Está com suspeita de dengue? Itabira terá locais abertos neste domingo (04/02), para atendimento a pessoas com sintomas da doença e, também, de chikungunya e zika.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionarão das 7 às 16 horas, para atender exclusivamente os casos suspeitos de dengue. São elas:
Praia II / Juca Rosa
Amazonas / Areão
Gabiroba de Cima I e II
Pedreira I e II
João XXIII / Machado
Água Fresca / Juca Batista
Santa Ruth / Santa Marta.
As farmácias municipais das UBS Gabiroba e Pedreira, além da Farmácia de Minas, também estarão abertas neste domingo.
Sintomas
A transmissão da dengue acontece durante a picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Após a picada, os sintomas podem aparecer em até 15 dias. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é febre alta (39°C a 40°C) que dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Podem ocorrer manchas que atingem a face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem ocorrer. Em casos de sintomas é importante procurar atendimento médico.
Dicas importantes!
1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 – Se guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 – Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje.
6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
7 – Se guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
8 – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
9 – Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes usados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
10 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.



