Em situações diferentes na tabela do Brasileirão, Atlético-MG e Cruzeiro farão o primeiro clássico mineiro na história da Arena MRV neste domingo (22/10), às 16h. O duelo é válido pela 28ª rodada.
Com 43 pontos, na sétima posição, o Galo entra em campo em busca de uma vitória visando o G4 – zona de classificação para fase de grupos da Libertadores de 2024. Já a Raposa, que possui 31 pontos, na 15ª colocação, tem o objetivo de ganhar do rival e se afastar de vez da zona de rebaixamento da competição.
Retrospecto
O Atlético recebe o Cruzeiro em busca de manter um tabu que já dura quatro jogos. A última derrota para o rival foi em 2021. Com gol do atacante Airton, aos 16 minutos do segundo tempo, a Raposa venceu pelo placar de 1 a 0, em jogo válido pela nona rodada da primeira fase do Mineiro. Depois disso, foram três vitórias do Galo e um empate.
Quando o recorte é partidas com mando do time alvinegro, a invencibilidade aumenta para oito jogos. A última derrota para o Cruzeiro, como mandante, foi no Estadual de 2018. Pela nona rodada da fase inicial, o time celeste venceu por 1 a 0, com gol de Raniel aos dois minutos da etapa final. Após esse resultado, foram sete vitórias do Atlético e um empate.
Onde assistir
TV Globo (canal aberto) e Premiere (pay-per-view)
Atlético-MG: Everson; Saravia, Bruno Fuchs, Mauricio Lemos e Guilherme Arana; Otávio, Battaglia (Alan Franco) e Pedrinho (Igor Gomes); Pavón (Zaracho), Paulinho e Hulk.
Técnico: Felipão
Desfalques: Mariano, Edenilson Vargas (lesões); Rubens (suspenso)
Cruzeiro: Rafael Cabral; Lucas Oliveira (William ou Wesley Gasolina), Neris, Luciano Castán e Kaiki; Matheus Jussa, Ian Lucas e Lucas Silva; Matheus Pereira, Artur Gomes e Bruno Rodrigues.
Técnico: Zé Ricardo
Desfalques: Marlon, Palácios e Wesley (suspensos); Ramiro e Rafael Bilu (lesões); Gilberto (afastado)