No domingo (03/09), parte da calota craniana do baixista da banda Ultraje a Rigor, Rinaldo Oliveira Amaral, o Mingau, foi retirada durante uma cirurgia para aliviar a pressão craniana provocada pelo inchaço do cérebro.
O músico segue internado no Hospital São Luiz, em São Paulo, e seu estado de saúde é considerado grave.
– Na cirurgia se retirou parte da calota craniana. Especialmente aquela que estava triturada. Mas muitas vezes isso não basta. É necessário ampliar – informou o médico neurocirurgião Manoel Jacobsen Teixeira durante entrevista coletiva.
E continuou:
– Alguns problemas podem surgir. Muitas vezes se formam coágulos, alguns vasos são destamponados. No caso de um ferimento aberto, pode haver material necrótico, pus dentro do tecido. Em relação à pressão intracraniana, muitas vezes é necessária a remoção de parte da calota craniana para que o cérebro possa se acomodar com mais conforto.
Mingau foi baleado no sábado (02) na cidade de Paraty, Rio de Janeiro, enquanto andava de carro no bairro Ilha das Cobras. O projétil atingiu a parte frontal esquerda da cabeça do baixista e atravessou a caixa craniana.


