Aprovado pela Câmara Municipal e assinado pelo prefeito de Itabira, na última quinta-feira, 22 de junho, o Projeto de Lei idealizado pelo Biólogo Samuel Iginio, apoiado pelo gerente do Parque Estadual Mata do Limoeiro, Alex Amaral e protocolado pelo vereador Júlio Rodrigues, agora está em vigor.
O documento formaliza o dia da Mata do Limoeiro, no calendário oficial do município. A Unidade de Conservação é de suma importância para a biodiversidade local. Entretanto, muito além da fauna e da flora, o parque fomenta ações importantíssimas para a comunidade, tais como: Volta da Mata do Limoeiro, Cinema no Parque, Ecofolia, Natal em Comunidade, dentre outras.
Além de proporcionar uma experiência única aos visitantes através da Trilha dos Sentidos, o parque possui dois passaportes: “Passaporte Mata do Limoeiro” onde o visitante pode registar suas experiências de viagens pelos distritos de Itabira e “Passaporte Aves do Limoeiro”, nele, os amantes das aves poderá registrar seus avistamentos na Unidade de Conservação.
O parque ainda é palco de pesquisas cientificas voltadas para a manutenção e conservação do Meio Ambiente. Vale destacar que o parque, em 2022, sofreu um dos maiores incêndios já registrados. Foram somados esforços de mais de 90 pessoas no combate às chamas. O parque vive a mata vive e, agora, pode ser celebrado, dia 28 de Setembro – Dia da Mata do Limoeiro.