A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi objeto de críticas nas redes sociais, nesta terça-feira (20/06), após ser flagrada na garupa de uma moto, sem capacete, circulando pelas vielas do Complexo da Maré, conjunto de favelas na Zona Norte da capital fluminense. A motorista do veículo também estava sem a proteção.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 244, andar de moto sem o uso do capacete é infração gravíssima, acarretando suspensão do direito de dirigir e multa de R$ 293,47.
A ministra estava na localidade para participar de uma roda de conversas com moradores e, logo após, cumpriu agenda no Observatório de Favelas, de acordo com a Folha.
Após repercussão negativa do passeio sem capacete, Anielle argumentou que o uso do equipamento em favelas expõe a risco.
– A circulação, na grande parte de territórios de favelas e periferias do Rio de Janeiro, historicamente, não se faz com capacete, pois há riscos dentro da própria comunidade de incitar confronto – disse a ministra.