A melhoria da qualidade da prestação de serviços à comunidade, passa necessariamente pela revisão dos processos e também pela adoção de um modelo de gestão alinhado às exigências e desafios da realidade do município de Itabira. Nesse sentido a Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão e do Comitê de Governança e Gestão Institucional (MEG-ITABIRA), realizou o curso “Transformação Organizacional – uma nova realidade”, com a instrutora Daviane Chemin.
O curso, na modalidade presencial, dirigido aos servidores municipais, utiliza metodologia participativa, dinâmica e integrativa, envolvendo e estimulando os participantes para contribuírem na implantação do processo de desenvolvimento e inovação organizacional municipal.
A facilitadora e coordenadora do curso, Daviane Chemin, é psicóloga, com MBA em Gestão e Desenvolvimento de Equipes pela Fundação Getulio Vargas(FGV), Certificação Internacional em Programas de Educação, Desenvolvimento Organizacional e Inovação, pelo IBGC. Ela atua como coordenadora de curso e como docente da FAE Business School, ESIC, Universidade Positivo e ISAE. Fundadora da DChemin Resultados Humanos, empresa voltada à transformação de culturas empresariais, design organizacional, governança corporativa, gestão do conhecimento, plataformas de diversidade e desenvolvimento de liderança e práticas de gestão. Daviane possui obras publicadas sobre organização empresarial e protagonismo feminino nas instituições em práticas de gestão.

Daviane esclarece que o dia a dia de trabalho dos servidores da administração municipal se transformará em atuação cooperativa entre os grupos de trabalho através dos conceitos de “Coesão de Times”. “Esta maneira de funcionar fará toda diferença na entrega de resultados para os cidadãos do município e para a sociedade de maneira geral. As equipes se tornarão mais integradas, produtivas e motivadas através do programa Transformação Organizacional, que coloca o servidor no centro da gestão da Prefeitura.
Carlina Costa, diretora de Desenvolvimento de Recursos Humanos, da Secretaria Municipal de Administração, observa que a capacitação se desenvolveu com aulas práticas e teóricas, oportunizando a participação de todos. Essa participação é muito importante para que a administração consiga implantar a cultura da mudança em todos os serviços. A mudança de comportamento, de pensamento e, principalmente de atitudes na tomada de decisões é fundamental e indispensável para levar a efeito o plano de uma Itabira sustentável pós mineração. O MEG e o RH estão integrados e trabalhando muito para isto”, esclareceu.
Flávio Pena Medeiros, secretário municipal de Planejamento e Gestão (Seplag), disse que a Prefeitura está trabalhando alinhada com a administração municipal, com valorização e foco nas pessoas, na melhoria dos processos de trabalho, que possam atender de forma satisfatória a população de Itabira. “Com as capacitações em curso o nosso objetivo é melhorar a qualidade do serviço prestado, para dar as melhores informações, para responder com maior assertividade, com ferramentas mais eficientes as solicitações da comunidade. Queremos evoluir de forma sustentável, mais amigável, com servidores preparados, motivados e satisfeitos, com tecnologias mais modernas e resolutivas”, argumentou Medeiros.
Para a servidora Racíbia Alves Moura, diretora de Relações Públicas da Prefeitura, as capacitações são muito importantes, na medida em que melhoram a qualidade dos relacionamentos, do ambiente de trabalho, da interação entre as pessoas, e principalmente a troca de experiências. Este curso é uma janela de oportunidades, que abre o diálogo, que nos faz refletir sobre o trabalho em equipe, sobre a nossa contribuição no trabalho. Sem equipe não existe trabalho, e ela tem que estar bem, entrosada, respeitosa, colaborativa, receptível para que tudo flua bem, e que se possa chegar com mais rapidez e assertividade ao resultado desejado para o bem de todos, satisfazendo a população etodos aqueles que trabalham por ela”, explicou a diretora.

A técnica de enfermagem, Roseli de Fátima Silva, há 21 anos no serviço público na área de Saúde, acrescentou que “ a Prefeitura tem se empenhando em capacitações e treinamentos, isto significa que está preocupada em melhorar sempre a qualidade da prestação de serviços à população. Participo para me atualizar, e para colocar em prática novas técnicas de trabalho, agregar novos conhecimentos e fortalecer o entrosamento com a minha equipe para a prestação de serviços à população, que espera o melhor de nós: o melhor atendimento, cordialidade, presteza e sobre tudo resolubilidade”, finalizou.
O trabalho dos servidores deve acontecer em um ambiente de inovação, de engajamento, de confiança, de cumprimento de metas e compromissos de modo a garantir a gestão adequada dos recursos públicos investidos na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e a capacitação dos servidores públicos municipais reflete o compromisso da atual gestão com o atendimento ao cidadão, bem como o constante empenho de modernização administrativa.