Com o tema “A água como recurso social em diversos usos e significados”, Itabira deu início às atividades da Semana da Água. Até o dia 24 de março serão oferecidas palestras, oficinas e seminários voltados para as escolas e comunidade. A iniciativa é da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e parceiros.
As atividades tiveram início com o lançamento do Passaporte das Aves do Limoeiro, no Parque Estadual Mata do Limoeiro. O Passaporte está disponível para retirada no Parque e cada ave avistada pelo visitante, dá direito a um carimbo no documento.
Nesta segunda-feira (20), a Cia. Itabirana de Teatro encenou o espetáculo ‘‘Se o Assunto é Lixo, vire bicho!’’, no Parque Estadual Mata do Limoeiro – PEML, para alunos das Escolas Municipais Alfredo Sampaio, Maria Elias e Manoel Tomaz.

Na terça-feira (21), diversas oficinas serão ministradas aos estudantes da rede municipal de ensino, no Parque da Água Santa e Escola Municipal Marina Bragança. Às 19h, na Acita, o lançamento do Livro Técnico da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba.
Na quarta (22), as atividades acontecerão nas E.M Alice Martins Fontes e Efigênia Alves, Parque Estadual Mata do Limoeiro e Parque Água Santa.
Durante a programação da Semana da Água, acontecerá o 1º Seminário das Águas, dos dias 21 a 23 de março. O evento está dividido em três vertentes: Imaginar, Planejar e por fim, Pactuar e Celebrar, com atividades na comunidade Serra dos Alves (distrito de Senhora do Carmo), no Parque Estadual Mata do Limoeiro (PEML) e no Parque Natural Municipal do Intelecto. Dentro da programação do Seminário, será lançado, no dia 23, o projeto “Esse Rio é meu”, com palestras, mesas redondas e com participação do jornalista Zeca Camargo.
No dia 24, sexta-feira, encerramento da programação, acontecerá uma oficina, no Parque Natural Ribeirão São José e História e Arte, no Parque da Água Santa.
Confira as programações da Semana e do Seminário, nos arquivos abaixo.



