O presidente Lula (PT) concedeu entrevista à Rede TV e na oportunidade afirmou que pode concorrer à reeleição em 2026 se tiver saúde, se contradizendo, já que declarou durante toda sua campanha que seria “presidente de um mandato só”.
– Se eu puder afirmar agora, digo: não serei candidato em 2026. Agora, se chegar em um momento que tiver situação delicada e eu estiver com saúde… eu só posso ser candidato com saúde perfeita, com 81 de idade, energia de 40 e tesão de 30 – disse o petista, inaugurando seu discurso para a reeleição.
Sem apresentar nenhuma prova, Lula disse ter certeza de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou ativamente dos atos radicais de 8 de janeiro “e ainda está tentando participar”.
– Este cidadão preparou o golpe. Hoje eu tenho consciência e vou dizer aqui em alto e bom som – disse o chefe do Executivo.
Lula se referiu ao ex-mandatário afirmando que ele é “quase como um psicopata”. E foi além. Disse que Bolsonaro, em algum momento, deve ser julgado por genocídio, “não apenas no caso dos yanomamis, mas no caso da Covid-19″.