A primeira semana de novembro deve ser marcada por instabilidade na Região Sudeste do Brasil, com previsão de pancadas de chuva, trovoadas e períodos de calor. Em Minas Gerais, as precipitações devem ocorrer de forma irregular, alternando momentos de abertura de sol com aumento da nebulosidade, principalmente entre a tarde e a noite.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as instabilidades devem persistir no Sudeste neste início de mês. Há possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas e, em algumas áreas de Minas Gerais, não está descartada a ocorrência de granizo. As temperaturas também devem permanecer elevadas em boa parte da região.
Previsão para Itabira e cidades da região
No Médio Piracicaba, a tendência é de uma semana com variação de nuvens, períodos de sol e pancadas de chuva, especialmente durante as tardes e noites. Em Itabira, a previsão indica temperaturas próximas de 18°C a 30°C nos primeiros dias da semana, com possibilidade de chuva e trovoadas em diferentes momentos.
Para os demais municípios da região, a tendência é de condições semelhantes:
Itabira: sol entre nuvens, com pancadas de chuva e possibilidade de trovoadas. Temperaturas estimadas entre 18°C e 31°C.
João Monlevade: períodos de sol, aumento da nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite.
Nova Era: variação de nuvens e possibilidade de chuva passageira, acompanhada de trovoadas.
Barão de Cocais: sol entre nuvens e pancadas de chuva isoladas ao longo da semana.
Santa Bárbara: períodos de abertura de sol, com aumento da nebulosidade e possibilidade de chuva.
Santa Maria de Itabira: previsão de pancadas de chuva e trovoadas, com temperaturas em torno de 18°C a 33°C nos primeiros dias do período.
Ipatinga: calor, períodos de sol e possibilidade de pancadas de chuva, principalmente à tarde.
Coronel Fabriciano: tempo abafado, variação de nuvens e possibilidade de chuva acompanhada de trovoadas.
Timóteo: períodos de sol intercalados com aumento de nuvens e pancadas de chuva.
As condições podem variar de um município para outro, inclusive na intensidade e no volume das precipitações. Por isso, a previsão deve ser acompanhada diariamente, especialmente diante da possibilidade de mudanças rápidas no tempo.
Como fica o tempo no Sudeste?
Em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a combinação de calor e umidade deve favorecer a formação de nuvens carregadas. A previsão indica pancadas de chuva em diferentes áreas, com possibilidade de temporais isolados.
Para novembro, o prognóstico mensal do Inmet aponta distribuição irregular das chuvas em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, com volumes que podem ficar abaixo da média histórica em grande parte desses estados. Já as temperaturas devem ficar acima da média em boa parte do Sudeste, podendo apresentar desvios de até 2°C em algumas áreas.
Atenção às mudanças no tempo
A orientação é acompanhar os avisos meteorológicos e redobrar os cuidados durante as pancadas de chuva. Em caso de trovoadas, recomenda-se evitar áreas abertas, não se abrigar debaixo de árvores e manter distância de estruturas metálicas.



