Deputados federais do PT, PSOL e PCdoB anunciaram nesta quarta-feira (13) que vão acionar a Polícia Federal e a Receita Federal, além de protocolar pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar supostos vínculos entre o senador Flávio Bolsonaro e o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.
As medidas têm como base uma reportagem do site The Intercept Brasil, que aponta supostas negociações envolvendo financiamento de um filme sobre a família Bolsonaro. Segundo o material citado pelos parlamentares, haveria mensagens e documentos que indicariam tratativas de aportes financeiros que poderiam chegar a cerca de R$ 134 milhões.
De acordo com o líder do PT na Câmara, deputado Pedro Uczai (SC), os indícios levantam questionamentos sobre a origem e o fluxo dos recursos. Já o deputado Tarcísio Motta afirmou que os elementos citados na reportagem podem indicar possíveis crimes como lavagem de dinheiro, corrupção passiva e tráfico de influência, defendendo investigação aprofundada.

A líder da bancada do PCdoB, deputada Jandira Feghali, também questionou o volume dos valores mencionados, comparando-os com orçamentos de produções audiovisuais brasileiras recentes e levantando dúvidas sobre a finalidade dos recursos.
Segundo os parlamentares, os pedidos incluem apuração sobre eventual movimentação financeira no exterior e possível atuação de intermediários ligados ao caso.
Outro lado
Em nota, Flávio Bolsonaro confirmou que buscou patrocínio privado para a produção de um filme, afirmando que a iniciativa não envolveu recursos públicos nem benefícios indevidos.
O senador disse ainda que a relação com Daniel Vorcaro é de natureza privada e que não houve intermediação com o setor público. Ele também negou irregularidades e afirmou que não recebeu vantagens indevidas.
O banqueiro Daniel Vorcaro não teve manifestação detalhada citada na reportagem.
O caso deve ser analisado pelas autoridades caso os pedidos de investigação sejam formalmente acolhidos.



