A Anglo American encerrou 2025 com resultados positivos em suas operações no Brasil. No quarto trimestre do ano passado, o Sistema Minas‑Rio produziu 6,5 milhões de toneladas de minério de ferro premium, aumento de 1% em relação ao mesmo período de 2024. O resultado reflete um desempenho operacional consistente da planta, com maior utilização e recuperação mássica do mineral pelo empreendimento.
No acumulado de 2025, o Minas‑Rio alcançou 24,75 milhões de toneladas de minério produzido, superando a estimativa do Grupo para o ano. Para 2026, a Anglo American aumentou a projeção de produção, passando de 23 a 25 milhões de toneladas de minério de ferro para 24 a 26 milhões de toneladas.
O negócio de Níquel da Anglo American no Brasil, que inclui as operações de Barro Alto e Codemin, em Goiás, também apresentou evolução positiva em 2025. A produção no quarto trimestre foi de 10,3 mil toneladas, aumento de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionada por teores mais elevados de minério e melhores recuperações metalúrgicas.
No total do ano, a produção de níquel atingiu 39,7 mil toneladas, com aumento de 1% em comparação a 2024, reforçando a estabilidade e a resiliência operacional dos ativos, que são os mais antigos da empresa no país. Conforme previamente anunciado, a Anglo American segue avançando no processo regulatório para a venda do negócio de níquel em 2026.
“Encerramos 2025 com um desempenho sólido e consistente de nossas operações no Brasil. Tanto o Minas-Rio quanto o negócio de níquel demonstraram resiliência operacional e o foco em segurança. Isso evidencia o comprometimento das nossas pessoas em superar desafios e seguir construindo uma mineração segura, responsável e sustentável. Para 2026, permanecemos comprometidos com a excelência dos nossos empreendimentos, a geração de valor por nossos negócios, e o desenvolvimento dos territórios onde atuamos”, destaca Ana Sanches, presidente da Anglo American no Brasil.

Sobre a Anglo American
A Anglo American é uma líder global em mineração, comprometida com a produção responsável de cobre, minério de ferro premium e nutrientes agrícolas – produtos essenciais para viabilizar o futuro, impulsionar a descarbonização da economia global, melhorar os padrões de vida e fortalecer a segurança alimentar. Nossas operações de classe mundial e recursos excepcionais nos proporcionam um portfólio robusto, com grande potencial de crescimento em todos os nossos três negócios. Essa combinação estratégica nos posiciona de maneira ideal para capturar as principais tendências de demanda, que se mostram estruturalmente atraentes a longo prazo.
Nossa abordagem integrada de sustentabilidade e inovação impulsiona nossa tomada de decisões em toda a cadeia de valor, desde como descobrimos novos recursos até como mineramos, processamos, movemos e comercializamos nossos produtos para nossos clientes – com segurança, eficiência e responsabilidade. Nosso Plano de Mineração Sustentável estabelece compromissos claros com metas abrangentes em diferentes horizontes de tempo, assegurando nossa contribuição para a preservação de um meio ambiente saudável, a promoção de comunidades prósperas e o fortalecimento da confiança em nossa posição como líder corporativo. Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para gerar valor duradouro de recursos naturais preciosos para nossos acionistas, para o benefício das comunidades e países em que operamos e para a sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.
A Anglo American está atualmente implementando uma série de mudanças estruturais importantes para desbloquear o valor inerente ao seu portfólio e, assim, acelerar a entrega de suas prioridades estratégicas de excelência operacional, simplificação de portfólio e crescimento. A venda de nossos negócios de carvão siderúrgico e níquel e a separação de nosso icônico negócio de diamantes (De Beers) continuam em andamento e, uma vez concluídas, permitirão que a Anglo American se concentre em sua base de ativos de recursos de classe mundial em cobre, minério de ferro premium e nutrientes para culturas agrícolas.



