A Polícia Militar apreendeu, na madrugada desta quarta-feira (04/02), o autor e os coautores de um homicídio ocorrido no bairro Água Fresca, em Itabira. A prisão do autor foi registrada por volta das 0h55, na rua Vereador José Getúlio Soares, no bairro Eldorado. O crime aconteceu no dia 3 de fevereiro de 2026, quando a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de disparos de arma de fogo na rua Beta. No local, equipes do SAMU prestavam atendimento à vítima, um homem de 36 anos, que apresentava quatro perfurações provocadas por arma de fogo. Apesar dos esforços médicos, o óbito foi constatado às 13h48.
A perícia técnica recolheu estojos de munição dos calibres 9mm e .380, e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Após diligências e análise de imagens de videomonitoramento, os policiais identificaram dois adolescentes de 16 anos como coautores do crime. Segundo as investigações, eles teriam fotografado e filmado a vítima.

Ainda conforme apurado, o autor do homicídio, também um adolescente de 16 anos, teria se deslocado armado com uma submetralhadora até a residência onde estavam os coautores e a vítima. Após uma discussão, ele teria seguido o homem até a Rua Beta, onde efetuou os disparos que resultaram na morte.
Durante buscas autorizadas na residência do autor, os militares apreenderam munições. Posteriormente, a arma utilizada no crime — uma submetralhadora de fabricação artesanal — foi localizada em um lote vago, escondida dentro de uma bolsa. Um rádio comunicador também foi apreendido na casa de um dos adolescentes envolvidos, material recolhido pela perícia.

Os dois coautores foram apreendidos e encaminhados à Delegacia de Plantão. As diligências continuaram e, na madrugada desta quarta-feira, os policiais localizaram o autor do homicídio, que estava escondido no bairro Eldorado. O menor foi apreendido em flagrante por ato infracional análogo ao crime de homicídio e conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde permanece à disposição da Justiça.


