A Polícia Militar foi acionada na madrugada desta sexta-feira (16/01), por volta de 0h45, para atender a uma ocorrência de trânsito com vítima na Avenida Almir Pessoa Magalhães, no bairro Gabiroba, em Itabira. No local, os militares encontraram equipes do Corpo de Bombeiros Militar realizando o resgate de um motociclista que havia caído dentro da galeria pluvial do canal. Segundo relato de uma testemunha, ela ouviu um forte barulho de colisão e, ao sair para verificar o que havia ocorrido, encontrou o homem dentro do canal, correndo risco de afogamento. Utilizando uma escada, a testemunha iniciou o socorro até a chegada das equipes especializadas.
O Corpo de Bombeiros conseguiu retirar a vítima da galeria, sendo ela atendida no local por um médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que também esteve presente na ocorrência. O motociclista, identificado como Wesley Chaider Heleno, de 46 anos, conseguiu informar seus dados pessoais, porém apresentava sinais evidentes de embriaguez, como hálito etílico, fala desconexa e comportamento exaltado, o que dificultou o atendimento pelos socorristas.

Após análise da dinâmica do acidente, foi constatado que Wesley conduzia uma motocicleta Yamaha YBR e não conseguiu realizar uma curva, colidindo contra o guard-rail. Com o impacto, ele foi arremessado para dentro do canal do Gabiroba.
A vítima foi encaminhada ao Pronto-Socorro Municipal de Itabira, onde recebeu atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Durante a verificação da ocorrência, a Polícia Militar constatou que o condutor não possuía habilitação na categoria “A”, sendo a Carteira Nacional de Habilitação incompatível com o tipo de veículo conduzido. Também foi verificado que a motocicleta estava com o licenciamento vencido desde 2023 e apresentava pneus dianteiro e traseiro em condições inadequadas, com desgaste abaixo do limite de segurança (TWI).
Diante das irregularidades, foram lavrados os Autos de Infração de Trânsito cabíveis, e um reboque credenciado foi acionado para remover a motocicleta, que foi encaminhada ao pátio credenciado. O caso será apurado pelas autoridades competentes.


