A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu, na manhã desta segunda-feira (12/01), um homem que estava foragido da Operação Guardiões do Prata. O investigado foi localizado no bairro Amaro Lanari, em Coronel Fabriciano, na região do Vale do Aço. A prisão foi resultado de uma ação conjunta entre as delegacias de Coronel Fabriciano e São Domingos do Prata.
A Operação Guardiões do Prata foi deflagrada originalmente em 14 de novembro de 2025 e mobilizou mais de cem policiais civis do 12º Departamento de Polícia Civil e da Coordenadoria de Operações Estratégicas (Core). A força-tarefa teve como objetivo desarticular uma organização criminosa que pretendia se instalar em São Domingos do Prata para exercer influência direta no tráfico de drogas da região.
De acordo com as investigações, o grupo possui ligação com o Comando Vermelho, facção criminosa fundada em 1979 e conhecida pelo domínio territorial violento em diversas regiões do país, especialmente no Rio de Janeiro. Além do tráfico de entorpecentes, a organização é investigada pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e falso testemunho.
Até o momento, 24 pessoas já foram indiciadas no inquérito policial. A Polícia Civil informou que as investigações continuam e que diligências seguem em andamento para localizar outros três foragidos. O homem preso foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.


