A Polícia Rodoviária Federal (PRF) reforçou, nesta quarta-feira (31/12), o alerta sobre os perigos do excesso de velocidade nas rodovias federais. Em publicação com o tema “Velocidade que mata não é adrenalina, é risco”, a corporação destacou que dirigir acima do limite permitido coloca vidas em perigo e está entre as principais causas de acidentes graves.
Durante uma fiscalização com uso de radar na BR-376, no município de Tibagi, nos Campos Gerais do Paraná, a PRF flagrou 137 veículos trafegando acima da velocidade permitida. O caso mais extremo envolveu um automóvel que atingiu 205 km/h, em um trecho onde o limite máximo é de 110 km/h. Outros condutores também foram autuados por circular a 160 km/h e 170 km/h.

Segundo a legislação de trânsito, ultrapassar o limite de velocidade em mais de 50% configura infração gravíssima, com multa no valor de R$ 880,41, além da suspensão imediata da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A PRF ressalta que, mais do que as penalidades previstas em lei, o excesso de velocidade compromete o tempo de reação do motorista e amplia significativamente a gravidade dos acidentes, aumentando o risco de mortes e ferimentos graves. A instituição reforça a importância de respeitar os limites de velocidade como medida fundamental para a segurança no trânsito e a preservação de vidas.



