A maior parte dos brasileiros se identifica politicamente com a direita, segundo pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (25/12). De acordo com o levantamento, 35% dos entrevistados se declaram de direita e outros 11% se posicionam como centro-direita. Já no campo oposto, 22% afirmaram ter alinhamento com a esquerda, enquanto 7% se identificam com a centro-esquerda. Outros 8% não souberam responder.
O recorte por faixa etária mostra que a preferência pela direita é mais expressiva entre os brasileiros com 60 anos ou mais, grupo no qual 42% se posicionam nesse espectro político, contra 25% que se identificam com a esquerda e 9% com o centro. Entre os jovens de 16 a 24 anos, a maioria se concentra no centro, com 30%, mas a direita ainda aparece à frente da esquerda, com 26% e 16%, respectivamente.
Em relação à escolaridade, o levantamento indica que 41% dos entrevistados que se identificam com a direita possuem menos anos de estudo. Já entre os que se dizem de esquerda, esse percentual é de 26%, enquanto 8% se colocam no centro político.
O recorte religioso também revela diferenças significativas. Entre os católicos, 36% se declaram de direita, enquanto entre os evangélicos esse percentual sobe para 42%. A identificação com a esquerda aparece em 24% dos católicos e 16% dos evangélicos.
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais, em 113 municípios brasileiros, entre os dias 2 e 4 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
*Com informações AE



