O cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, determinou que o padre Julio Lancelotti deixe de transmitir ao vivo as missas celebradas por ele e que interrompa suas atividades nas redes sociais. A decisão sobre o fim da exibição das missas foi divulgada pelo próprio Lancelotti durante a celebração do último domingo (14/12), quando ele informou aos fiéis que as transmissões não aconteceriam mais.
Até então, as missas celebradas por Lancelotti eram exibidas ao vivo pela Rede TVT (TV dos Trabalhadores, que é mantida por sindicatos), pelo portal ICL e pelo YouTube no canal O Arcanjo No Ar, página da Igreja São Miguel Arcanjo – da qual o padre faz parte – na plataforma. Procurado pela coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o sacerdote confirmou a orientação recebida de dom Odilo.
– Dom Odilo me pediu para dar um tempo. Ele entende que isso é uma forma de proteção – afirmou.
Questionado sobre sua concordância com a medida, o religioso disse que cabe a ele apenas cumprir a determinação. De acordo com Bergamo, também há a possibilidade de dom Odilo retirá-lo ainda este ano da paróquia São Miguel Arcanjo, onde ele atua há cerca de 40 anos.
Em nota divulgada nesta terça-feira (16/12), o padre informou que a suspensão das transmissões é temporária e que as missas dominicais continuam sendo celebradas normalmente. O sacerdote também falou sobre a pausa em suas redes sociais e negou a informação de que ele seria transferido da Igreja São Miguel Arcanjo para outra paróquia.
– Reafirmo minha pertença e obediência à Arquidiocese de São Paulo – conclui o religioso no comunicado.



